domingo, 9 de dezembro de 2018

O que é o gaxite? (animal do nordeste brasileiro)

A literatura considera o nome gaxite (ou caxite, e guará) como parte do folclore, do imaginário nordestino. Mas sabemos que se trata de um animal real, e que este nome é apenas um apelido regional e popular que não consta na biologia oficial e que por causa disso é difícil identificar qual o nome oficial deste animal.

Eu nunca vi um, por isto não sou capaz de identificar a espécie exata, porém existem algumas probabilidades considerando as informações populares: cor "cinza", se alimenta de anfíbios, tem hábitos noturnos, é valente, temido, solitário, com forte odor, e é MUITO difícil de encontrar.

Você já viu um gaxite? Comente e diga qual é.

Diz o ditado nordestino:
Depois do gaxite morto, todo caçador é valente.
Vamos às opções:

1. Cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas
cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas

A descrição bate, porém oficialmente ainda não consta que esta espécie existe no nordeste. É um animal raro e muito difícil de encontrar, existe pouquíssimo conhecimento sobre esta espécie e sua real distribuição, e por isto é possível que existam no nordeste. É confirmado sua existência na região norte do Brasil. Veja estes vídeos raro abaixo:


E este outro aqui:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/rarissimo-cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas-filmado-na-amazonia

2. Cachorro-do-mato
Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)

A descrição bate, habita o nordeste, é "cinza", se alimenta de anfíbios... Mas algumas pessoas que já viram o gaxite dizem que não é este. É conhecido como "raposa", apesar de não ser.

3. Cachorro-vinagre
Cachorro-vinagre

A descrição não bate totalmente, não é cinza, é pequeno, anda em grupo, 100% carnívoro, habita quase todo o Brasil, exceto uma parte importante do nordeste.

4. (Bônus) Jaguarundi
Jaguarundi
Alguns relatos descrevem ações (rasgar com as garras o lombo de um cão grande) que só poderiam ser realizadas por algum tipo de felino. Fica aqui esta possibilidade, o jaguarundi (conhecido aqui como "raposa de gato") um felino da família do puma, que tem duas variações de cores (cinza e ruivo) e habita o nordeste.

5. (Bônus) Pelo nome similar, há uma relação com o mão-pelada, o nosso "guaxinim brasileiro". E também com o Graxaim-do-campo, que só ocorre na região sul.
mão-pelada
Graxaim-do-campo
Comente! Diga se encontrou o gaxite aqui!

3 comentários:

  1. Por mais incrível que pareça, inclusive os biólogos não acreditam, mas o tal Gaxite trata-se do Cachorro do mato de orelhas curtas , Atelocynus Microtis ! é o canídeo selvagem mais raro do Brasil e pouco se sabe dele, inclusive sua distribuição geográfica ainda é um mistério. na minha região Ele já foi avistado por amigos e familiares da zona rural e todos quando vêem a foto do cão do mato de orelhas curtas o reconhece na mesmo hora , hoje em dia é raríssimo avistar um deles mas o pessoal mais antigo já o viram e afirmam com certeza ser essa espécie. Sou do Pernambuco, zona da Mata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atelocynus microtis Antes era encontrado aqui em Pernambuco nas áreas de canavial, principalmente a noite. Sou biólogo, trabalho na região da Mata Sul de PE e já ouvi relatos de visualização deste animal. Alguns chamam de "guará". Entretanto, não devemos confundir com o lobo-guará.

      Excluir
    2. Rodrigo, tem como me passar seu contato ? Gostaria de esclarecer uma dúvida com você. Também sou de Pernambuco do interior e na década de 60 na fazenda da família foi morto um atelocynus mucrotis pelos Cães. Não teve como registrar pois na época não existia nem energia elétrica na zona rural . Mas quem está a presente nunc esqueceu do bicho, teve outros relatos depois porém faz uns 20 anos que ninguém mais ouviu algum relato verídico do animal na região.

      Excluir